8º Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais
Ação: Integração e riqueza cultural de Passa Vinte. Promover o conhecimento e a preservação do Patrimônio Cultural de Passa Vinte, reflete sobre sua relação na construção da identidade e cidadania.

20 de setembro de 2021

REPRESA DA USINA

A represa da Usina, uma paisagem contemplativa, localiza-se na entrada de Carlos Euler, acessada através da estrada que liga o distrito à cidade sede de Passa Vinte. Está inserida em região de escassa ocupação humana e o seu entorno é marcado pela vegetação densa de médio porte.
A linha ferroviária também atravessa próximo à represa, e juntamente com a Pedra Inaugural, os três elementos formam um conjunto paisagístico que serve como cartão postal para o distrito.
A represa, abastecida pelo Rio Bananal, é classificada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) como uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) e sua operação no município de Passa Vinte possui potência instalada de 1.920 kW, com produção independente voltada para operação comercial na região.
Com a história da eletrificação da ferrovia na região de Carlos Euler, por volta da década de 1920, construíram-se várias edificações que integravam na produção e abastecimento do trem elétrico: segundo relatos dos moradores locais, a barragem da usina sempre se rompia quando os trabalhos estavam prestes a serem concluídos. Após várias tentativas sem sucesso, os idealizadores do projeto fizeram uma promessa: se conseguissem terminar a obra da barragem da usina, seria construída uma capela na comunidade como forma de agradecimento.
A barragem ficou pronta em 1920 e a promessa fora cumprida, a Capela de Nossa Senhora Auxiliadora foi edificada há poucos metros da barragem.

Prefeitura de Passa Vinte
Departamento de Esporte, Turismo e Cultura
Adm 2021/2024 

   

FOTO(S) EXTRA(S)

   

Publicado por: Assessoria de Comunicação

COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA

    

Últimas Notícias Prefeitura de Passa Vinte - MG