Lei Paulo Gustavo - PLP 73/2021
Nós precisamos ouvir você
REPRESA DA USINA
A represa da Usina, uma paisagem contemplativa, localiza-se na entrada de Carlos Euler, acessada através da estrada que liga o distrito à cidade sede de Passa Vinte. Está inserida em região de escassa ocupação humana e o seu entorno é marcado pela vegetação densa de médio porte.
A linha ferroviária também atravessa próximo à represa, e juntamente com a Pedra Inaugural, os três elementos formam um conjunto paisagístico que serve como cartão postal para o distrito.
A represa, abastecida pelo Rio Bananal, é classificada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) como uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) e sua operação no município de Passa Vinte possui potência instalada de 1.920 kW, com produção independente voltada para operação comercial na região.
Com a história da eletrificação da ferrovia na região de Carlos Euler, por volta da década de 1920, construíram-se várias edificações que integravam na produção e abastecimento do trem elétrico: segundo relatos dos moradores locais, a barragem da usina sempre se rompia quando os trabalhos estavam prestes a serem concluídos. Após várias tentativas sem sucesso, os idealizadores do projeto fizeram uma promessa: se conseguissem terminar a obra da barragem da usina, seria construída uma capela na comunidade como forma de agradecimento.
A barragem ficou pronta em 1920 e a promessa fora cumprida, a Capela de Nossa Senhora Auxiliadora foi edificada há poucos metros da barragem.
Prefeitura de Passa Vinte
Departamento de Esporte, Turismo e Cultura
Adm 2021/2024
Nós precisamos ouvir você
Escolha de membros do Conselho Tutelar
Vacina Salva Vidas
Paz nas escolas
Reabilitação em Hidroterapia uma realidade.
Com os lindos versos de Ary Barroso, comemoramos mais um ano de descobrimen...
Tiradentes, foi um raro tipo patriota que nos dias atuais está extinto